Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Diversão e Acessibilidade - Parte II

Anteriormente apresentei a primeira parte falando do evento importantíssimo de cidadania, cultura, arte e diversão com acessibilidade, agora falarei do acontecimento louvável.

Nesse Domingo tive a oportunidade de participar de uma mesa de RPG. Jogo RPG desde 1992, nesse tempo eu improvisava fichas, miniaturas e regras para poder jogar com meus amigos.

Desde 1992, pude participar integralmente de uma boa mesa de RPG com no máximo 2 jogadores e 1 mestre e mesmo assim haviam problemas de comunicação. E agora, pela primeira vez na minha vida, pude participar integralmente de uma mesa totalizando 5 jogadores e 1 mestre.

Quando participava de uma mesa com mais de 2 pessoas, geralmente não conseguia acompanhar os amigos, todo momento tinha que avisar que estava perdido, tinha que ficar cutucando o mestre com a frase: "O que aconteceu?", e muitas vezes cansava e ficava apenas esperando minha vez para rolar dados.

Nesse Domingo tamanha era minha alegria que ao chegar em casa e já percebiam que meu dia foi ótimo. Um ser desprovido de audição (eu estou sem aparelhos auditivos) pôde participar integralmente e ativamente de uma mesa com mais de 2 pessoas. Isso meus amigos leitores, eu sou esse ser desprovido de audição.

Quero deixar meus agradecimentos a esse grupo, os quais não citarei os nomes, mas eles lerão essa postagem (espero, rs rs rs).

Vou explicar como foi possível ter 100% de acessibilidade para um surdo em uma mesa de RPG:

Em primeiro lugar: Respeito
Todos no grupo se respeitam, dando oportunidade a todos de darem opiniões, de participarem. Sem excessão.

Em segundo lugar: Boa Comunicação
Falam sempre de forma acessível, ou seja, com o rosto levantado, de frente para mim, ou para o mestre mas de forma que eu pudesse ler os lábios, percebi também, que procuraram falar de forma clara e não tiveram problemas em repetir quando não entendia. Além de que me avisaram sempre que eu estava lendo, ou distraído, quando tinha a necessidade de minha atenção.

Gente, o mais legal, é que todos fizeram isso, não foi apenas o mestre, ou um jogador, foram todas as pessoas. Respeito e boa comunicação. Além de ter sido uma excelente aventura de RPG, toque essencial para uma boa diversão.

Por fim, o jogo foi muito divertido pra mim, fiquei feliz e emocionado, pois pela primeira vez tive diversão e acessibilidade num grupo diverso de RPG.

Agradeço a todos desse grupo. De coração. Continuem assim.

5 comentários:

Saluna disse...

Nossa, fiquei muito contente agora, porque da mesma forma todos os jogadores estavam ansiosos pelo aparecimento do Lobo na aventura e foi tudo muito legal, teremos muitas aventuras honrosas pela frente e o grupo todo esta adquirindo maturidade =^.^=
Obrigada Lobo!

Gene disse...

Eu, como mestre dessa mesa, fiquei feliz por você ter se sentido tão bem jogando conosco. Eu sabia que convidar você seria uma excelente idéia pois eu sei como você joga e conheço meu grupo. Eu sabia que a mistura ia ficar boa! Obrigado por aceitar o convite e vamos pra frente que essa campanha promete!
abraço

Renatchors disse...

Poxa, finalmente vc conseguiu entrar um grupo que conseguisse te prover maior acessibilidade ao jogo!

Aos poucos as pessoas estão amadurecendo sobre esse assunto.

Espero que continue jogando e o grupo mantenha essa postura louvável.

Grande abraço.

Unknown disse...

Parabéns a todos. Ao grupo, pelo respeito, e ao Lobo, pela divulgação. Pode não parecer, mas é importante colocar essas ideias na rede. Só assim outras pessoas também podem aprender como agir com as diferenças. :)
Abraços de um reino muito muito distante em que todos são diferentes. :)

Keyra disse...

Devo dizer que essa eh a 5 vez (ou mais) que leio esse texto. Estava na mesa em questao e me emocionei quando li esse post. Quero dizer que foi um prazer enorme jogar com vc e que acredito que vamos nos divertir muito nessa campanha. Um aprendendo com o outro. E tenha paciencia conosco! Pelo menos comigo, ja que eh a primeira vez que jogo com alguem com esse tipo de deficiencia.
No mas, uma abraco e ateh proxima aventura! =]