Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Diversão e Acessibilidade [2]

Olá pessoal! Aqui estou, de volta para falar da acessibilidade no RPG.

Ultimamente ando muito cansado, com dores de cabeça e por aí vai. Isso interfere na minha leitura orofacial, ou seja, não consigo entender 100% do que as pessoas estão falando.

Já comecei a discutir com o mestre para saber qual melhor posição e qual a melhor forma de participar do jogo. Para evitar que eu fique perdido no meio da aventura.

Então combinamos que eu iria sentar na outra ponta da mesa, de modo que pudesse ver todo mundo. Resultado: não deu certo.

Eu via todo mundo, mas de costas pra mim, pois todos se dirigiam ao mestre (narrador), então combinamos que eu ficaria em um lado da mesa, enquanto o restante ficaria do outro e nas pontas. Agora deu certo! Conseguia ver todo mundo sem problemas.

Mas ainda assim tive que interromper por várias vezes para poder entender o que estava acontecendo, fruto do meu cansaço, minha leitura labial está um pouco desgastada e estou sentindo a falta da prótese auditiva. Sem contar a dificuldade de pegar palavras que não estão no vocabulário do Português, como nomes próprios (muitas vezes inventados), palavras em inglês (poderes e golpes do jogo por exemplo) e por aí vai.

Sugestão para isso: Escrever. Vou levar essa sugestão para que o mestre disponha dos nomes escritos de modo a me mostrar toda vez que for citá-lo, sem que eu fiquei perdido até perceber que se trata de um nome próprio, ou de uma palavra estrangeira.

O grupo está cada dia mais entrosado, todos estão interagindo, participando ativamente da aventura. O jogo é sempre muito divertido!

Até a próxima pessoal!